domingo, 22 de março de 2015

Depressão

No inicio da idade adulta, eu sei que tive uma depressão. Não consigo dizer um motivo que tenha despoletado a doença mas sei que a tive mesmo não tendo sido diagnosticada. Foi o pior período da minha "carreira estudantil".
Eu funcionava no meu dia a dia. Mas o humor era inexistente. Vontade de fazer alguma coisa era nenhuma. E chorava... meu Deus como eu chorava! Nunca na presença dos outros. Sempre sozinha. Pelo menos durante 6 meses chorei todos os dias antes de adormecer. A certa altura comecei a desenvolver técnicas para me deitar e adormecer de imediato para assim saltar essa parte do meu dia.

Lembro-me de um dia os meus pais sugerirem que eu fosse ao médico.
Provavelmente já não sabiam o que fazer comigo!
Mas eu recusei! Não consigo dizer porquê.... talvez porque carregava comigo os preconceitos que a nossa sociedade nos traz. Talvez porque sabia que me iriam receitar medicação e eu não a queria tomar.
Não sei... mas o certo é que recusei. E dei a volta por cima. Provavelmente porque não era assim tão grave, juntando o facto de ainda ser nova.

Passados todos estes anos, a minha mãe está com uma depressão diagnosticada e a ser tratada (e o que ela luta "contra" os medicamentos... não quer mas toma-os e vai ao médico porque nós não lhe damos opção).
E depois de todo este tempo ainda penso na minha recusa de ter acompanhamento médico nessa altura da minha vida. Será que fiz bem? Será que poderia ter evitado determinadas situações da minha vida se o tivesse feito?

Anos mais tarde, embora não saiba se estive novamente deprimida (penso que não), acabei por fazer psicoterapia e foi algo que me ajudou bastante.
É uma pena que a sociedade determine que qualquer tratamento deste foro seja especifico dos "maluquinhos"... e no fundo sei que foi por isso que recusei tratamento durante o episódio que relatei e é por isso que a minha mãe batalha connosco diariamente,

Para terminar, se se sentem deprimidos não tenham vergonha de procurar quem vos pode ajudar. Não é nenhuma vergonha que o façam.

6 comentários:

  1. Há de facto uma grande carga de preconceito na depressão.
    Apenas vivi de perto uma depressão pós parto (uma amiga que entretanto a vida afastou). Foi feio, espero que já tenha aceite a filha que sempre quis e que após o nascimento não conseguiu aceitar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é horrível! e esse é o tipo de depressão que mais me assusta.

      Eliminar
  2. O tema de depressão é complicado até porque todos nós temos bons e maus momentos, e se não conseguimos dar a volta por cima, aí talvez a depressão ganhe formas e peso e a solução mais prática seja recorrer a ajuda médica. Eu depressão acho que só tive uma, estava nos meus 26 anos e lutei sozinho sem ajuda de ninguém, o que é estranho foi ninguém ter dado por ela. Como sou pessoa de me preencher com pequenas coisas, quando estou menos bem, "fecho-me" e o mau estar acaba por passar :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é mesmo um tema muito complicado...
      posso dizer-te que o diagnóstico da minha mãe foi como um balde de água fria. os sinais estavam de facto lá... mas nós não os vimos. :(
      tal como tenho a certeza que os meus pais não tiveram consciência do que se passou comigo, apenas se aperceberam que algo estava mal e que não tinham capacidade para me ajudar.

      Eliminar
  3. As melhoras da tua mãe :( De facto cada vez mais há pessoas com depressões e que pensam que passa assim do nada e não passa. A nossa mente é tramada e por vezes prega-nos partidas e quando menos esperamos levamos com todos os episódios que pensávamos ter arrumados. Não é fácil, nada fácil, e exige muita dedicação e força de vontade. O problema é que muita gente não a tem :s

    ResponderEliminar