domingo, 7 de dezembro de 2014

Ex e amizades? BIG NO NO

O Miguel colocou uma questão muito pertinente sobre relações... será que é possível manter amizade com um ex?

A minha experiência diz que não! Ou melhor,das experiências que tive, EU não consigo manter amizade com um ex. Isso não significa que tal situação não seja válida para qualquer outra pessoa.

Das 2 únicas relações que tive que contam como "namoro" (os outros envolvimentos foram esporádicos e não deixaram sequer mossa emocional por isso não contam para a questão), nem sequer mantive contacto com essas pessoas.

O meu primeiro namorado era amigo de um colega de escola. Conhecemo-nos numa noite de borga e começamos a namorar quase sem nos conhecermos. Éramos miúdos, ambos fizemos erros que nos levaram a um afastamento. Eu consegui ver isso, não quis procurar uma solução, acabei o namoro. Ele não percebeu e ficou ressentido por eu ter terminado o namoro.
Nem sequer se colocou a questão "vamos ser amigos". Não o éramos antes por isso....

Alguns anos mais tarde tornamos a cruzar-nos. Voltamos a namorar. Ele continuou a fazer o mesmo erro comigo. Aí eu já queria solucionar a questão e tentei fazer com que ele mudasse algo.
Falei, esperneei, comecei a dar-lhe para trás para ver se ele compreendia o que eu lhe estava transmitir. Ele achou que tudo se resolvia com um "amo-te" (confesso que ainda hoje tenho curiosidade sobre a cara que fiz quando ele se saiu com tal no meio da discussão). A verdade é que nada se resolveu... e desta vez foi ele que acabou com a relação.

Sofri muito! A verdade é que no meio daquela trapalhada toda eu gostava mesmo dele e gostava que ele tivesse feito um esforço para perceber as coisas que eu lhe dizia.
Nunca mais o vi!
Acho que depois disto o meu colega de escola providenciou que nunca mais nos encontrássemos... pelo menos por nada promovido por ele.

O meu segundo namorado foi bem diferente.
Conhecemo-nos através de um interesse comum. Construímos uma amizade forte e chegamos a sair sozinhos sem qualquer intenção amorosa.
Até que eu comecei a olhar para ele de forma diferente. Comecei a "sentir borboletas" quando ele interagia comigo.
Daí a acontecer algo foi um instantinho. Tivemos os nossos altos e baixos como em qualquer relação. Estaria mentir se dissesse que nunca fui feliz com ele. Achei mesmo que tinha encontrado a minha pessoa do "para sempre". Nele combinava a amizade com o amor.
Até ao dia em que ele entendeu que eu já não bastava e "esqueceu-se" de me dizer... e desde esse dia até eu descobrir a verdade, fui infeliz durante 1 ano. E porque fui infeliz? Porque fui humilhada, negligenciada,... Só não posso dizer que houve maus-tratos físicos, de resto aconteceu de tudo um pouco durante esse ano.

Como devem imaginar, eu saí dessa relação verdadeiramente a sentir-me um farrapo humano. Eu tinha nojo dele! Eu tinha nojo de mim! Conseguem imaginar?
Bom, o certo é que (numa das últimas conversas que tivemos) ele disse-me o que nem sequer me passava pela cabeça "podemos ser amigos como éramos antes? nós resultamos como amigos.".
Como é que naquela cabeça era possível existir um mundo onde ele me tinha "deitado ao lixo" emocionalmente mas era meu amigo? Juro que é uma questão que ainda hoje eu não consigo compreender.

Desde que nos separamos, nunca mais o vi... e espero nunca mais o ver!
Uns meses depois de nos termos separado tive de lhe ligar por uma burocracia e estava a ver que vomitava só para conseguir fazê-lo. Por isso, amizade é algo que seria impossível com aquela pessoa.

Isto não quer dizer que com pessoas diferentes não seja possível a manutenção de uma amizade após uma relação amorosa. Raios, até a mim poderá acontecer se as variáveis forem diferentes.
Mas hoje, dia sete de dezembro de dois mil e catorze, a minha resposta é mesmo um redondo não!

2 comentários:

  1. Acho que o que magoa mais é quando há essa negligência e tentam passar uma borrachinha pelo assunto. "tratei-te como se fosses invisivel este tempo todo, mas olha, vamos ficar amigos porque até és uma pessoa porreira."
    Eu pelo menos não compreendo. Quando acabo com os meus ex porque não temos suficiente em comum, não me sinto na necessidade de manter contacto. acho que é um politicamente correto muito desnecessário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha questão também é "se eu sou uma pessoa porreira porque me trataste como merda este tempo todo?".
      Ali nem consegui ser politicamente correcta. Levou mesmo com um NÃO!

      Eliminar